quinta-feira, 14 de maio de 2009

Texto Contratado

.....Os Maias, de Eça de Queirós, são uma das melhores obras nacionais e o maior sucesso de Eça, apesar da maioria das pessoas achar que são uma seca ou que só servem para enfeitar. Mas, para dizerem isso, só há 3 hipóteses: 1. Não leram e ouvem os outros dizer que Os Maias não prestam e repetem; 2. Leram mas não perceberam nada; 3. Leram, perceberam e acharam-se parecidos com alguma personagem do livro e não gostaram. Quem leu a obra, percebeu e gostou deve entender o que eu quero dizer.
.....Neste livro, Eça expôs, a nu, a sociedade portuguesa. E o que mudámos até agora? Nada, absolutamente nada. Podemos estar mais modernos e sofisticados mas os “podres” da sociedade continuam a ser os mesmos. A mania do chique, do importar coisas do estrangeiros apesar de nunca resultarem no nosso país, os políticos desinteressados com a situação do povo, os corruptos, o jornalismo do “só se põem o que convém”, as cunhas. Está tudo igual e as personagens não são excepção, também elas têm como que uma “versão evoluída” na nossa sociedade actual. De entre tantas personagens decidi escolher D. Maria da Cunha comparando-a com a socialite Cinha Jardim.
.....Vários foram os motivos que me levaram a acha-las parecidas apesar de, como é normal, terem as suas diferenças. Eu escolhi a Cinha Jardim não pelo facto de não a apreciar, pelo contrário, até gosto da senhora e acho que há mulheres bem piores nesta nossa sociedade. Voltando a minha comparação, achei-as mesmo parecidas pois, tanto uma como outra, são bastante bonitas apesar da idade que têm. Contudo, Cinha Jardim expõem muito mais o seu corpo, principalmente em revistas masculinas mas se fosse “moda” pousar nua na época em que Eça escreveu o livro, provavelmente, D. Maria também o faria, não sei já que ela tem aquele espírito de não se interessar com o que os outros dizem, o que se vê muito bem no episódio d' Os Maias da “Corrida de cavalos”. Cinha Jardim tem, igualmente, esse traço de personalidade pois age/fala sem se preocupar com o que a sociedade ou os média vão dizer dela. Podemos ainda observar as suas semelhanças nos assuntos que as agradam, D. Maria da Cunha gosta de coisas típicas dos homens e fala desses temas abertamente apesar de também saber falar de temas de mulheres continuando a comportar-se como uma senhora de alta sociedade tal como Cinha Jardim. Gosta bastante de futebol, de touradas, ou seja, de coisas maioritariamente apreciadas por homens mas frequenta todos esses eventos sem nunca perder a “pose” e o “nível”.
.....Esta é uma das muitas comparações que se pode fazer, haveria muitas outras possíveis, o que mostra que Eça de Queirós fez um óptimo trabalho n’ Os Maias. Se alguém voltasse a expor a sociedade actual, o resultado seria quase idêntico, com menos qualidade, talvez, visto que o escritor seria outro e, duvidosamente, existe neste país um escritor com tanta qualidade como Eça, mas as ideias estariam lá e os vícios e desfeitos da sociedade também. Passou tanto tempo e continuamos os mesmos. Será que daqui a dois séculos, poderia voltar a escrever este texto?

Sem comentários: