segunda-feira, 16 de março de 2009

Texto argumentativo

.....A televisão ajuda no aumento da violência nos jovens/crianças mas, a violência em casa influencia muito mais, esta é a minha tese que vai ser sustentada por dois argumentos, são eles: os jovens passam bastante tempo à frente da televisão e têm tendência a imitar tudo o que nele vêem, então, se a televisão passar violência, eles vão imitar; os jovens/crianças consideram os pais como um modelo a seguir e se esses forem violentos os filhos também vão ser pois querem ser iguais aos pais.
.....Embora as crianças/jovens estejam alertadas para os “males” de violência, ela continua a subir e existem muitos responsáveis por isso, tais como a televisão. Os jovens/crianças passam grande parte do seu tempo livre a ver televisão e têm sempre a tendência para imitar tudo o que lá vêem, tudo o que é bom, tudo o que é mau. Na televisão os jovens aprendem coisas úteis e necessárias a sua cultura geral mas também aprendem coisas dispensáveis e más tais como lutar, maltratar os outros e isso aumenta a agressividade dos jovens/crianças. Então, a televisão a passar esse tipo de programas que mostram violência e agressividade os jovens vão imitar aumentando a agressividade nesses jovens. Assim, a televisão torna-se um dos culpados da violência nos jovens/crianças.
.....Apesar de a televisão ter tanta influência existe outra entidade que muito mais influência tem, os pais. Os jovens/crianças consideram os pais como um modelo a seguir, como um ídolo e os próprios pais querem que os seus filhos sejam como eles e que sigam o seu exemplo mas, muitas vezes, se aplica o provérbio popular “faz o que eu digo não faças o que eu faço” mas, em certas situações, para os jovens isso não é possível pois eles simplesmente querem fazer o que os pais fazem por isso, se esses pais forem violentos, os jovens também vão ter tendência a ser pois querem ser iguais a eles e seguir as suas pegadas sem se preocupar se está errado ou não já que a ideia dos jovens/crianças é que se os pais podem fazer eles também podem, ou melhor, devem fazer.
.....Fica assim provado que a televisão é uma das influências na violência patente nos jovens/crianças passando programas que mostram, literalmente, violência. Mas os pais contribuem muito mais quando exercem violência em casa, em frente aos filhos e em qualquer situação. Será que os pais têm consciência disso? Será que algum dia vão ter consciência ou vão continuar a culpar os outros como sempre fazem?

1 comentário:

Felipe disse...

Ae Vlw Pelo texto..Agora ja sei um pouco o ke vou colocar na prova!!